INTRODUÇÃO


MATERIAIS QUE COMPOEM AS BRONZINAS AUTOMOTRIZES SINTERMETAL

INTERPRETAÇÃO DOS CÓDIGOS SINTERMETAL 20 -327 / 7 F

INTERPRETAÇAO E USO DO CÁTALOGO

IDENTIFICAÇAO DOS VIRABREQUINS

LISTAS (DEBE POSEER EXCEL)

DOWNLOAD CÁTALOGOS

Este catálogo foi desenvolvido originalmente para o mercado latino-americano de veículos sem especificar peças destinadas para motores marítimos, compressores, bombas hidráulicas, etc., as quais, não são comercializadas como peças de reposição, e sim, como peças desenvolvidas sob encomenda para um cliente específico.

De qualquer maneira, nós estamos em condições de fornecer qualquer tipo de bronzina, quer constituída por suporte de aço em alumínio 20% estanho, ou metal rosado importado, sempre que as quantidades solicitadas justifiquem a fabricação do ferramental necessário para a sua produção e controle.

Para atender uma eventual cotaçao, necessitaremos receber desenhos de referência juntamente com as especificações do material e/ou amostra da peça.

Não tenha dúvida em nos consultar.

NOTA IMPORTANTE
AToda a informação que este catálogo apresenta se obteve das fontes mais confiáveis possíveis, e que, ao nosso entender são corretas. Não nos responsabilizamos por qualquer informação que tenha sido publicada.

O catálogo não é um MANUAL que fornece instrucões para o uso adequado e instalação profissional das bronzinas, por isso NÁO REPRESENTA UMA ASSESSORIA NO SENTIDO LEGAL.
Além disso, não substitui as instruções técnicas dos fabricantes do motor que sempre terão prioridade, especialmente com referência a tolerâncias, assim como as recomendações sobre instalação e manutenção.

Tampouco se pode dispensar os conhecimentos especializados dos técnicos responsáveis pela sua montagem, os quais devem possuir a necessária idoneidade e formação técnica para decidir, em cada caso, da necessidade de se instalar ao não a bronzina. A SINTERMETAL não se responsabiliza por danos posteriores consequente de uma instalação incorreta.

Daremos a devida atenção aos seus comentários sobre qualquer problema que você observe em nosso catálogo.

A descrição do modelo ou Nº do veículo que mencionamos serve só para efeito de referência e/ou comparação.

Os catálogos anteriores serão substituídos pela publicação dos mais recentes.


Introdução


Bronzinas de deslizamento (Producto de Precisão)

O contínuo aumento do rendimento específico dos motores leves e pesados, bem como a redução de seu tamanho, nos obrigou a melhorias constantes das bronzinas de deslizamento no tocante a sua forma, estrutura e materiais de fabricação, a fim de poder adequá-las ás novas exigências.

As normas cada vez mais rígidas quanto a poluição ambiental e ruidos dos motores, somadas aos objetivos de redução de consumo dos combustíveis, obriga-nos á diminuir as perdas de potência por atrito nos mesmos, por isso, no desenvolvimento das bronzinas para motores leves ou pesados se faz necessário cumprir as seguinte condições:

1º) Alta potência específica, ou seja, mais potência por unidade de cilindrada.

2º) Elevado torque; que seja possível em toda a curva de rpm do motor.

 




3º) A grande compatibilidade com o meio que o rodeia, reduzindo os niveis de ruidose contaminação através dos gases de escape.

4º) Alta eficiência volumétrica da camara de combustão (4 ou mais válvulas por cilindro) alto regime de rpm, sistema de injeção eletrônica nos motores álcool, gasolina e diesel e diminuição de peso das partes em movimento; Altas pressões de combustão e injeção nos diesel e, altas temperaturas de combustão, são usados para satisfazer os requerimentos antes citados.

Devido a isso, se produze uma constante e automática elevação das cargas em cada componente do motor, em particular, nas bronzinas.

Toda a experiência obtida em muitas horas de trabalho, são trazidas ao usuário das bronzinas SINTERMETAL, que atemden em um conjunto de condiçôes extremas de serviço com a confiabilidade desejada.


Materiais que compoem as bronzinas automotrizes Sintermetal


As bronzinas de biela e mancal de nossa fabricação utilizadas em motores de combustão interna, são compostas de um suporte de aço (Fig. 1) com um elevado módulo elástico que garante um acento seguro e perfeito no alojamento e nas demais capas metálicas antifriccão sobrepostas, que devem ter a resistência suficientemente elevada para cumprir sua função e obter boa aderência entre a mesma e o suporte de aço.





Além disso, quando as circunstâncias exigirem, de acordo com os desenhos de fábrica, cada vez mais são utilizadas as bronzinas “Anti-Whirl” que têm diferentes espessuras na coroa, em relação a região da altura de encosto, com o objetivo de assegurar a estabilidade do colo do virabrequim e uma rápida formação da cunha hidrodinâmica de lubrificação de óleo (Fig. 2).





I - Espessura da coroa.
II - Espessura á 15º da linha de linha de divisão. (Menor a I 0,008 a 0,0010 mm)
III - Espessura da descarga (relief) sobre a linha de divisão. (Menor a II 0,025 a 0,030 mm)

 





1) BRONZINAS DE ROSADO FUNDIDO “SINTERMETAL F”
O material antifricção na capa intermediária da bronzina é uma mistura heterogenea de bronze e chumbo, de grão fino e isento de poros, onde o chumbo, elemento que age como antifricção, deve estar situado preferencialmente na zona de fricção com o munhão, e distante, dentro do possível, do suporte de aço com o qual não se adere, isto é obtido mediante o processo de

fundição continua sobre a lâmina de aço, empregando velocidades de esfriamento rápidas e cientificamente controladas, deste modo, é possível, fixar estruturas ideais de chumbo em forma de agulhas verticais (dentrítricas) no lugar de nódulos, o que confere a nossa bronzina sua inigualável resistência ao trabalho intenso.

Este processo de origem patenteada por uma empresa norte-americana exige, como o próprio nome indica, um processo contínuo de fabricação no tempo, por isso, SINTERMETAL importa esse material em forma de lâmina com o metal rosado da capa intermédia já aderido, conseguindo com isso fabricar na ARGENTINA, a bronzina ideal para motores diesel turbo superalimentados ou simplemente aspirados, que são muito exigidos.

2) BRONZINA DE ALUMÍNIO Sn (ESTANHO) 20% SOBRE SUPORTE DE AÇO
Para o caso da bronzina de ALUMÍNIO mediante o processo de chapeamento por laminação com tratamentos térmicos simultâneos nos diferentes passos, se consegue distribuir o estanho na matriz reticular do alumínio, de tal maneira que se conseguem alcançar propriedades mecânicas que superam em 80% a capacidade de carga do metal branco (babbit). Sua resistência ao trabalho intenso é muito alta, sendo muito utilizadas em todos os motores a gasolina e a diesel rápidos atuais.

Como conclusão, a seleção cuidadosa dos diferentes materiais, a complementação funcional das diferentes capas e as espessuras exatamente adaptadas entre si, dão como resultado que a lâmina importada, anteriormente citadas, depois do processo de conformidade mecânica e banhos galvânizados para o metal de cobre efetuado pela SINTERMETAL, com mão-de-obra perfeitamente treinada e supervisionada, se transforme em uma bronzina pronta para ser instalada com um nível internacional que se exporta, inclusive, para outros países.

3) MATERIAL SINTERIZADO 80-10-10 (SAE 797) SINTERMETAL SB
Este material é empregado na Construção de buchas, em geral muito resistente aos golpes possuindo elevada capacidade de carga, é utilizado em Buchas de comando, Arruelas de encosto resistente a altos impactos, Caixas de Câmbio e Buchas de Biela de motores a gasolina e a alcool.

4) MATERIAL FUNDIDO 80-10-10 SINTERMETAL FB
É empregado também, como anteriormente citado, na construção de Buchas, onde a resistência a carga e máxima, como por exemplo as Buchas de Biela dos Motores Diesel Turbo.


IInterpretação dos códigos sintermetal 20 -327 / 7 F


TIPO DE PEÇA / JOGO OU COMPONENTES / MOTOR / QUANTIDADE POR JOGO / MATERIAL


Tipo de peça: Jogo OUcomponentes:
1 - Bronzina de biela. Se é “0” corresponde jogo completo.
2 - Bronzina de mancal. Se é outro número, complemento do jogo.
3 - Arruela de encosto e flange postiço.
4 - Buchas de comando. Nº do motor:
5 - Arruela de ø completo (flange). É um número interno SINTERMETAL, determinado para cada motor.
6 - Buchas de bielas.
7 - Buchas de balancins. Quantidade por jogo:
8 - Jogo de Buchas dos antivibradores.
Quantidade de pares de bronzinas que compoem o jogo.
9 - Buchas variadas.

Letra seguinte ao número indica a composição da liga da bronzina:

A: Aluminio a 20% de estanho (Material importado) S: Rosado Sinterizado SB: Rosado Sinterizado 80-10-10 (SAE 797)
F: Rosado fundido (Material importado) B: Metal Branco Babbit FB: Rosado Fundido 80-10-10

 





EJEMPLO: 10-327/6 F


10 - Jogo de biela.
327 - Nº interno Sintermetal do motor.
/6 - Quantidade por jogo (de pares)
F - Material
10 - Jogo de biela 20 - Jogo de bancada 30 - Arruelas de encosto
40 - Buchas de comando 50 - Arruelas de Ø completo (flange)
60 - Buchas de balancin 70 - Buchas de biela
80 - Jogo de Buchas dos antivibradores 90 - Buchas varias


Interpretaçao e uso do cátalogo


1º)Uma vez localizada a página onde se encontra o motor, obtida pelo Ordem Alfabética por marcas. Temos: Cabeçalho


Coluna 1: O grupo ao que corresponde ao motor
Coluna 2: Quantidade de Cilindros - Diâmetro e Curso
Coluna 3: O nº que corresponde ao jogo SINTERMETAL
Coluna 4: O nº da peça gravado no suporte e sua posiçâo: X= ambas iguais; I= inferior; S: Superior
Coluna 5: Quantidade de bronzinas, por pares, que integram
Coluna 6: O diâmetro STD dos virabrequins.
Coluna 7: O diâmetro do alojamento da biela e mancal
Coluna 8: Largura da bronzina (quandó flangeada, largura entre faces externas)
Coluna 9: A espessura da bronzina e arruelas de encosto.
Coluna 10: Folga de Óleo o jogo e sua posição no virabrequim

 

NOTA: Para o caso de bronzinas com flange:
A Fig. ‚ corresponde a meia bronzina.
A letra H corresponde a um par.
A Fig. ©corresponde a uma bucha.

EQUIVALÊNCIAS DE SUB MEDIDAS EM MILIMETROS PARA EIXOS DE MANIVELAS ORIGINAIS EM POLEGADAS

EXEMPLO: 010’ de polegada é igual a 0,254 mm assim sendo as sub medidas dos eixos são:

PULG INCH. MM PULG INCH. MM
.010” 0,254 .060” 1,524
.020” 0,508 .070” 1,778
.030” 0,762 .080” 2,032
.040” 1,016 .090” 2,286
.050” 1,270 .100 2,540


Identificaçao dos virabrequins

 





ARRIBA

 

 
_F960AFIPInfo